24 de setembro de 2008

O amor de Deus

"...que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus". Efésios 3:17-19
O que nos motiva a continuar, a viver confiando no Senhor, é o Seu amor! Na mentalidade hebraica dos tempos bíblicos não havia lugar para o abstracionismo. Amor, para a nossa cultura, é quase uma emoção, um sentimento, uma paixão. Não era assim para os personagens da Biblia. Amor é concreto, constrói, age e reage, crê, suporta, sofre, geme, vive a verdade, não dá lugar à mentira, não busca seus interesses, etc.
Deus é amor, diz-nos o apóstolo João. Deus não "sente" o amor, mas a Sua própria natureza é amor. Ele age na história porque ama. Ele nos sustenta, porque ama. Seu amor invade todas as áreas de nossas vidas e nada existe sem que tenha vindo à existência por causa do Seu amor. Deus ama você porque Ele é amor e não porque você precisa ou merece o amor. Ele nos ama porque é Amor.
Paulo, neste texto de Efésios, nos ensina que devemos conhecer o amor de Cristo. Ele usa a palavra "conhecer" e não "sentir". Conhecer tem a ver com a vida, com a realidade, com a concretude da existência humana. Devemos conhecer o amor de Cristo vivendo-o.
Experimente meditar neste texto. Lindos ensinamentos aparecerão...
Bençãos

Nenhum comentário: