23 de setembro de 2009

Irmãos e Amigos

Somos 4 filhos de um casal espetacular: Sr. Dibo e D. Meire. Eles cuidaram de nós com amor incomparável e incondicional. Não me recordo de ver nossos pais reclamando porque precisávamos de algo ou queríamos algo. Quando não podiam nos dar nos diziam, mas nunca, jamais reclamaram.
Papai sempre viveu uma vida muito simples e com muita dificuldade. Seu último veículo remonta muitos anos atrás, quando eu ainda era um pré-adolescente (e olhe que estou com 51) e estivemos juntos no acidente que impediu meu pai de comprar outro carro. Viveu para cuidar de nós e sempre preocupado em nos dar o melhor estudo. Todos estudamos e somos bem sucedidos em nossas áreas de profissão. Por bem sucedido entendo que conseguimos viver nossas atividades com honestidade e integridade, ainda que os frutos financeiros não tenham acompanhado tanto...
Mas, vamos lá, vivemos o dia a dia na dependência do Pai Celestial. Deus nos concede o que precisamos.
Papai sempre teve fé em Deus. Mamãe e ele sempre oraram por nós, ainda quando não entendiam muito da Bíblia e do sacrifício de Cristo na cruz. Sempre tiveram tanto cuidado por nós que quando penso nisso fico constrangido.
Hoje, papai e mamãe estão no ocaso da vida, nos seus momentos que a Bíblia chama de "canseira e enfado". Não tem sido fácil para eles, mas tem recebido muito cuidado e atenção, graças a Deus.
Por isso essa mensagem nesse Blog.
Tenho o dever de escrever para falar de meus irmãos queridos: Leni, Ivana e José Eduardo. Hoje vivo longe do Brasil mas meus irmãos estão lá cuidando de nossos queridos pais. Que palavras posso ter a eles por isso? Difícil decisão...
Mas vou tentar mesmo assim:

"Meus queridos irmãos e amigos. Somos irmãos de sangue e de fé, amigos de confiança e amor. Somos hoje adultos e temos tantas responsabilidades, mas não nos esquecemos do que papai e mamãe fizeram por nós. Vocês se lembram de como a mamãe nos protegia e nos alimentava com seu amor e carinho e também com suas comidas maravilhosas? Ainda hoje voces tem a oportunidade de participar de refeições em sua casa (e eu aqui no Canadá, só sonhando...).
Eu quero lhes dizer o quanto eu sou grato a Deus por suas vidas.

Leni, você tem o privilégio de ver nossos pais diariamente. Mas também carrega o peso de administrar muitas atividades com eles. Infelizmente papai não pode andar e mamãe tem lá suas dificuldades. Sei que às vezes deve pensar que sobrou tudo para você, mas tenha certeza de que Deus, que a tudo vê, a recompensará. Obrigado por seu amor e cuidado e por todas as vezes que você chorou e se lamentou ao olhar para nossos queridos pais. Suas lágrimas são testemunhas de seu amor e carinho e também a expressão de seu sofrimento. Não posso estar aí com você para compartilhar dessa dor e também da alegria de ainda ver papai e mamãe diariamente. Sou grato ao José Luiz, seu esposo, por apoiar a você nesse momento e não fazer caso de quando você os ajuda. Obrigado José Luiz e que Deus o recompense maravilhosamente.

Ivana, sua vida sempre foi difícil, e eu posso atestar isso... Desde quando bati com a cabeça em seu queixo quando você carinhosamente me segurava, o irmão ainda pequenino, e você perdeu um dente (acho que me sinto culpado ainda...). Graças a Deus você tem saúde e continua no trabalho ativamente. Mas sei de seu nível de amor e comprometimento para com nossos paizinhos queridos. Sei o quanto você tem coração mole e por eles chora. Sei o quanto, em seus momentos de solidão, enfrenta a dor de estar longe e de ver nossos queridos se enfraquecerem pelo peso dos anos. Deus a recompensará pelo seu amor tão belamente expressado.

Leni e Ivana, o que eu poderia dizer de vocês que desde muito jovens trabalharam e ajudaram em casa com seus salários? Quanto eu e o José Eduardo usufruimos de suas dádivas que jamais foram sequer lembradas a nós.

José Eduardo, meu querido irmão e melhor amigo. Sua vida tem sido de muita luta. Mas Deus tem lhe dado condições de vencer cada etapa. Sei o quanto sofreu por incoerências de pessoas a quem você entregou confiança e carinho. Presenciei o quanto seu coração é grande quando o vi tratar seus funcionários/amigos.
Meu querido irmão, você é o caçula desta família mas Deus o tem feito ser um gigante e mantido o equilíbrio em várias áreas, como se fosse o mais velho. Que lindo exemplo e dedicação e desprendimento. Eu sou testemunha de como você jamais reclamou de seu apoio aos nossos pais e a nós seus irmãos, sempre. Sua esposa o tem apoiado em seu afã de ajudar a seus pais. Eu jamais vou esquecer isso, Cláudia. Seu coração tem sido grande demais e tem sido um testemunha de fé e amor.

Queridos, não há como pagar o que têm feito por mim, reconhecendo que a distância que nos separa se deve ao ministério pastoral e não ao desejo de ficar longe. Vocês são queridos irmãos que sempre me apoiaram e por mim oram. Eu quero agradecer-lhes de coração por seu ministério junto ao papai e à mamãe. Sou grato a Deus por tudo o que fazem. Sou grato a Deus por nunca me julgarem ou me culparem por estar longe. Sou grato a Deus porque tenho irmãos maravilhosos que me fazem ficar tranquilo porque sei que seguram as cordas de maneira sacrificial, mas constante.
Recebam meu coração cheio de gratidão. Vocês são especiais, maravilhosos e oro para que Deus os recompense e às suas famílias, com toda a graça e poder espiritual.
Tenho orgulho de ter vocês como meus irmãos. Obrigado, mas muito obrigado mesmo.
Beijos,

Nenhum comentário: