2 de novembro de 2009

Burnout

Essa palavra é usada em inglês (psicologia) para indicar a experiência de exaustão e perda de interesse. Eu passei por uma fase dessas em 1996. Era um tempo de muito trabalho em muitas áreas distintas e havia passado por um tempo muito difícil com a liderança da igreja onde pastoreava.
Um dia acordei, me sentei na cama, olhei para minha esposa e comecei a chorar. Parecia que estava morrendo por dentro, que a vida não tinha mais qualquer interesse para mim. Após tantos anos pastoreando eu comecei a questionar se eu era realmente um pastor. Sentia-me fraco, exausto, não tinha interesse por mais nada.
De lá para cá tenho pensado nessa experiência repetidas vezes, e recentemente estive na Ucrânia compartilhando com pastores e líderes sobre essa experiência. Alguns tópicos sobre os quais falamos:
1. Saiba quem você é e para o que foi chamado. Em João 13:13 lemos que Jesus sabia que era Mestre. Quando você está contente com as atribuições que recebeu de Deus, você não terá que empurrar seu ministério.
2. Elimine atividades extras. Em João 5:19, Jesus diz que fazia apenas o que via Seu Pai fazer. Pergunte a você mesmo: O Senhor me deu isso para fazer, ou eu é a minha vontade?
3. Não tenha medo das pessoas. Não permita que as pessoas dirijam você. Faça o que Deus quer que você faça.
4. Lembre-se de Decansar (Sábado). Um dia em sete é necessário para renovar suas forças espirituais, físicas e emocionais. Jesus soube descansar até no meio da tempestade. Aprenda a descansar.

Tem muito mais, com certeza, mas esses conselhos são úteis para todos nós.
Paz

Nenhum comentário: