24 de janeiro de 2008

Conselhos a um jovem pastor.

Meu jovem pastor:
O tempo passa mesmo muito rápido hem... ontem você estava estudando para completar o curso que iniciou para servir a Deus com mais eficiência, e agora está aí, formado, iniciando seu ministério, e com um montão de dúvidas na mente.
Eu quisera ler o que escrevo abaixo 25 anos atrás. Com certeza eu teria aproveitado muito melhor os meus dias e anos.
Mas nunca é tarde e tenho aprendido com muitos que passaram por minha vida o que compartilho com você hoje. Deus, é claro, é o primeiro anos ensinar. Sua Palavra nos orienta e nos desafia.
Mas vamos lá, meu querido irmão.
Teminar o que se começa é sempre difícil. Com perseverança e fé, dependendo de Deus a cada passo, você conseguirá não apenas ser um pastor segundo o coração de Deus, mas ajudar a muitos a seguirem os passos do Senhor Jesus.
Por favor, lute para fazer um mestrado, um doutorado. Digo isso porque eu deixei para "depois" e até hoje não terminei... Vai lhe fazer falta no futuro, num tempo em que a educação está mais disponível a todos e acaba "puxando" as pessoas para cima. O padrão de exigências, hoje, é muito mais alto.
Antigamente (uns 30 anos atrás) um pastor com Instituto Bíblico era já bem avaliado, visto que sua própria congregação tinha um nível de educação mais baixo também. Mas hoje não! Então, por favor siga mais esse conselho deste seu amigo e colega.
Esse momento em que começa o seu ministério é lindo demais. Não perca jamais a visão que Deus tem lhe dado nesse tempo. Mas cuidado com as tentações:
1. Pensar que ter uma faculdade é o fim, o término de sua jornada. Não, isso é apenas o começo. Continue a estudar e estude muito.
2. Achar que sabe muito... todos nós passamos por isso quando saímos de um Seminário. Quem diz que sabe é porque não sabe que não sabe. Esta é a pior ignorância.
3. Pensar que todas as portas serão abertas de uma vez.... não é assim, definitivamente. É preciso bater em algumas portas e buscar conhecimento e oportunidades. É preciso trabalhar e muito para que a sua credibilidade alcance um nível de aceitação.
4. Misturar conhecimento com experiência.... a experiência pastoral é tão ampla que foge do conhecimento adquirido. É preciso continuar estudando e aprendendo como servir ao Senhor, mas tão importante quanto os estudos, é necessário que você viva cada momento arquivando suas experiências porque lhe serão muito úteis no futuro.
5. Desprezar os que não têm estudo... Essa tentação é terrível e afasta o pastor de seu rebanho. Mantenha a humildade. Seja sempre um homem disposto a ensinar. Respeite a todos, principalmente os menos educados formalmente. Estes não têm conhecimento dos livros mas podem ter muita sabedoria...
7. Pregar os livros... essa tentação é também destruidora. A pregação é fruto de seu relacionamento com Deus e não uma dissertação sobre temas teológicos. Tudo o que você aprendeu vai estar em cada sermão. Mas nem todo sermão poderá ter a expressão da vontade de Deus se você não O buscar constantemente.
8. Desprezo pela teologia.... Por incrível que pareça há muitos que estudam e depois desprezam o que estudaram, com a desculpa de que é um "conhecimento frio" que não cabe na igreja. Mentira... Não aceite isso. Da mesma maneira que seus sermões e ensinos não devem ser cópia dos livros, desprezar os livros é ignorar o que Deus fez na vida de tantos servos que vieram antes de nós.
9. Achar que vai começar algo... A gente nunca começa nada. Somente pisamos sobre caminhos já andados por servos de Deus que serviram ao Senhor. Os séculos de história da Igreja mostram isso.
Conselhos continuados:
Seja fiel a Deus, jamais mendigue ministérios, jamais seja complacente com o pecado e nem dê lugar ao diabo. Seja firme nas Escrituras, transparente em seu viver diário e nunca permita desprezar os servos de Deus que já passaram por sua vida. Agradeça! Seja um homem agradecido. Cada oração, conselho, apoio financeiro, bronca, e dificuldade, têm servido para formar o servo de Deus que há em você.
Perdoe e peça perdão. Se no seu andar houve erros no trato com irmãos, seja humilde e peça perdão. Não permita que seu andar produza rastros de inimizades.
Não aceite a tentação de "ficar em cima do muro". Seja real, claro e objetivo em suas ponderações.
Cuidado com a glória pessoal! Só UM merece toda a honra e toda a glória e esse é o NOSSO DEUS.
Cuidado com os elogios... nem sempre são honestos e muitas vezes os que o enlevam, o derrubam.
Ame seus liderados. Ame seus líderes. Seja fiel ao Rei Jesus no trato com todos.
Persevere, seja amigo, busque a verdade e jamais seja partidário. Conhecer as partes antes de tomar decisões é sabedoria. Lembre-se de que por detrás de cada decisão existem situações que precisam ser conhecidas. Não seja superficial no julgamento.
Seja um homem de oração. Quem não tem comunhão com Deus terá por amigo o seu próprio EU e será alvo de ataques satânicos. Seja amigo de Deus.
Leia a Bíblia. Seja um amigo das Escrituras. Ensine a Bíblia com amor e respeito pelos seus ouvintes. Fale a verdade, viva na verdade, pregue a verdade e decida com base na verdade. Nada podemos contra a verdade senão a favor dela.
Apresente-se diante das pessoas como um embaixador do Reino de Deus, mas não se ponha acima de ninguém.
Não se rebaixe atendendo ao chamamento do mundo. Seja um servo do Deus Altíssimo e trate as coisas do Reino com a maior coragem e destemor.
Arquive seus estudos. Precisará deles no futuro. Escreva o mais que puder para que um dia alguém seja abençoado com seus escritos.
Ame sua família. Primeiro vem sua família e depois a igreja. Sem testemunho de casamento e de educação de filhos, não há ministério eficaz.
Olhe para o céu, mas ande na terra. Seja honesto em tudo. Pague suas contas, acerte o que ficou devendo. Não aceite jamais que sua vida seja uma pedra de tropeço.
Ame sua esposa de forma sublime. Não tenha olhos para outra mulher. Jamais fique sozinho com uma. Seja sábio nesta área. O futuro agradecerá e seu ministério também.
O único poder que você deverá buscar é o poder de Deus. O poder da terra é corrupto e cheio de artimanhas. Se um dia entrar nessa "dança" saiba que poderá acabar sozinho.
A Igreja é do Senhor Jesus. Não a trate como se fosse sua. Não trate o ministério como trabalho. Não aceite que o tratem como empregado, sendo um pastor. Seja servo, mas valorize-se. Trate de questões financeiras na igreja como trata qualquer outro assunto espiritual: com destemor aos homens, com temor a Deus!
Busque agradar a Deus mas não pense que para isso é necessário desagradar às pessoas. Agradar às pessoas não quer dizer agradar a Deus! Seja sábio e equilibrado.
Ande em paz. Seja um pacificador. Mas não ceda nos valores. Os princípios de Deus são imutáveis.
Abençoe, jamais amaldiçoe. Não nos cabe dirigir pessoas. Somos anunciadores da paz e da verdade. Quem quiser e ouvir, comerá o bem desta terra.
Seja um amigo da justiça: digo justiça de Deus na terra.
Seja o seu falar sim, o verdadeiro sim. Se não, seja um verdadeiro não. O que passar disso é do maligno. Ande com a confiança de quem sempre fala a verdade em amor.
O amor é seu alvo! Ame a Deus, ame sua família. Ame sua igreja e ame a sua cidade. Fale bem, aja bem, sirva bem!
Renove-se. O mundo passa rápido como as Escrituras nos ensinam. Aprenda mas não macule a verdade das Escrituras.
Pregue a cruz, o sofrimento, a verdade do Evangelho. Não minimize o pecado, não martirize o pecador!
Trate o pecado como pecado! Trate o pecador com amor e respeito.
No que depender de você viva em paz com todos. No que depender dos outros, ore!
Mantenha sempre uma vida simples, mas uma vida confortável. Não permite que sua família sofra pela incoerência dos que tratam com avareza o dinheiro de Deus. Peça ajuda quando não conseguir.
Não se entregue ao crédito fácil. Não se endivide. Veja-se sempre como um poupador. Pense em seu futuro, mas não ame o dinheiro. Você já sabe que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.
Use o dinheiro para fazer amigos, segundo a parábola de nosso Bom e Amado Senhor Jesus. Evangelize! Ganhe vidas para Cristo. Entregue-as ao Senhor como um prêmio recebido após uma conquista espiritual de dimensões bélicas.
Meus 25 anos de pastorado me deram lições eternas. Por isso, não se esqueça de que há irmãos que podem lhe ajudar em situações que você não souber resolver. Seja humilde e pergunte.
No mais, o Senhor lhe dará entendimento nas Escrituras.
Paz e vida, seriedade e alegria.
No amor de Cristo
Pr. Antonio C. Nasser
Canadá, 2007
(Escrevi este texto para Marcos Navarro quando se formou na Faculdade Teológica)

Nenhum comentário: