27 de março de 2008

Alegria perene

Diariamente procuro ler as notícias do que acontece no Brasil e no mundo. A cada linha lida ou a cada frase ouvida, me parece que o mundo desmorona diante de nossos olhos. As famílias se auto-destroem, jovens escravizados pelas drogas velhas e novas, legais e ilegais; a economia oscila a cada boa ou má notícia; mortes e mais mortes provocadas ou acidentais. Gente que escraviza gente, crianças abandonadas e abusadas pelos adultos incoerentes e cheios de malignidade.
É melhor parar com a lista...
Viu como só de ler isso já dá tristeza? Tem gente que parou de ler as notícias porque já começava o dia deprimido. E não é para menos né...
Mas quero propor que a partir de hoje você olhe para o alto! Não, não é necessário deixar de ficar atualizado e de acompanhar o que acontece ao seu redor. Apenas olhe para o alto!
Paulo, o apóstolo nos ensina:
1 Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. 2 Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. 3 Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Col 3.1-3- NIV
Bem, para experimentar a alegria que está embutida nessa verdade é preciso:
1. Ressuscitar com Cristo, ou seja, morrer para os pecados e receber Cristo como o Salvador, o que levou sobre Si nossas transgressões. Ressuscitar com Cristo significa viver a nova vida sob a dinâmica da cruz: Os pecados pregados, a santidade como alvo constante!
2. Ter a disposição contínua de buscar o que é do alto, ou seja, os valores definidos por Deus! O que vale para o mundo não é valioso, necessariamente, para Deus. O caminho é outro: primeiro saber o que Deus quer para cada um de nós e então avaliar nossa vida atual.
3. Manter o pensamento nas coisas do alto. Pensar em Deus, em Sua Palavra, na esperança que temos da vida eterna sob a ótica da multi-facetada graça de Deus. Ocupar o pensamento seguindo as orientações de Filipenses 4.8.
4. Não se esquecer que o cristão que segue a Cristo, morreu com Ele naquela cruz. Hoje somos novas criaturas, e as boas obras seguem nossos passos. Somos salvos pela graça de Deus, mas, uma vez salvos, devemos viver em boas obras.
Daí, a alegria será perene. Alegria que nasce da ressurreição com Cristo e se perpetuará na ressurreição do corpo!
Bençãos...

Nenhum comentário: