28 de julho de 2009

Verbos que desafiam

"Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno para o teu bem?" Deuteronômio 10:12,13
Cinco verbos que nos levam a pensar em nosso relacionamento com Deus: temer, andar, amar, servir e guardar.
Verbos falam de ação. Ação é o que devemos fazer e não apenas sentir ou pensar. Ação tem a ver com juntar nossas forças e partir em direção ao cumprimento de um objetivo.
Temer o Senhor
Não é medo que se sente. Temer ao Senhor tem a ver com uma vida declaradamente transparente aos olhos do Pai. Se eu temo a Deus, vou saber que o Senhor vê tudo e sabe de tudo e que minha vida precisa mudar para melhor a cada dia.
Andar em Seus caminhos
Há uma conexão clara entre temer ao Senhor e andar em Seus caminhos. Os caminhos do Senhor são a Sua vontade Soberana. O que Ele revelou nas Escrituras a nosso respeito.
Ames e sirvas o Senhor
Amar é agir. Quem ama, manifesta o amor, fala do amor, promove o amor, melhora a qualidade de vida da pessoa amada, se sacrifica etc. Quem ama a Deus mostra, não diz apenas... Quem ama, serve. Servir a Deus é viver em constante atenção a fazer a Sua Vontade, a promover o Seu Reino, a manifestar através do viver o amor a Deus.
Guardes os mandamentos
Tem a ver com obediência. Obedecer é melhor do que o sacrificar, diz-nos a Bíblia. Obediência promove a segurança e proteção. Pense nisso.
Porque todos os mandamentos do Senhor são para o nosso bem.
Paz

Nenhum comentário: